Facebook
Telefone: 256 949 041
Ao seu lado na floresta
e na agricultura.




A+ A A-

AFEDV participa no Workshop Certifica+ em Vila Real

 
Contribuir para o aumento da competitividade do setor e promover a melhoria da gestão florestal praticada em Portugal. São estes os objetivos do Projeto Certifica+ da AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal.
Foi nos dias 18 e 19 de junho que se realizou em Vila Real o Workshop Certifica+, destinado a técnicos de Organizações de Produtores Florestais que pretendam aumentar os seus conhecimentos sobre os Sistemas de Gestão Florestal Sustentável, FSC – Forest Stewardship Council® e PEFC © - Programme for the Endorsement of Forest Certification. O workshop incluiu módulos teóricos, sessões práticas e uma visita de campo.
O projeto é promovido pela AIFF em colaboração com a APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, CELPA – Associação da Industria Papeleira e Centro PINUS – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho.
De acordo com a AIFF, a gestão florestal sustentável e responsável e a sua certificação contribuem para a resolução das grandes dificuldades e ameaças do setor, como os incêndios, as pragas e doenças, a baixa rentabilidade de algumas produções ou a perda de biodiversidade. Desta forma, o projeto pretende criar condições para as organizações de produtores implementarem novos sistemas de gestão florestal sustentável e aumentarem a adesão dos proprietários/gestores aos sistemas já existentes.
A AIFF tem um âmbito de atuação nacional e fazem parte da sua estrutura associada empresas, organizações associativas empresariais e de produtores, entidades do sistema científico e tecnológico e do sistema de educação e formação.